Exames na Gestação
Ultrassonografia Transvaginal (USG TV)
Esse é o exame pedido no início da gestação até por volta da décima segunda semana. Importante para detectar a gravidez, o número de bebês e o local de implantação do saco gestacional, além da idade. Com ele, é possível observar a anatomia do útero e ovários.
Feito com a introdução de um transdutor por via vaginal, esse exame pode observar também a presença de sangramento placentário. É um exame com maior definição quando comparado com aquele realizado por via abdominal.
Ultrassonografia obstétrica com translucencia nucal (USG COM T.N)
Feito na 12 semana esse importante exame consegue ir definindo a anatomia básica do seu bebê, observando, assim, a presença de possíveis malformações e alterações cromossômicas, como, por exemplo, maior risco de Síndrome de Down. Este é o exame onde medimos a transnucência nucal. Ainda podemos complementar ainda mais este exame avaliando o ducto venoso e o osso nasal fetal (USG COM T.N/ O.N/ D.V).
Ultrassonografia obstétrica simples (USG OBSTETRICA)
Geralmente feito a partir da 16ª semana de gestação. Ele avalia a posição do bebê, seu peso, observa o aspecto da placenta e a quantidade de líquido amniótico, que envolve o feto e o protege de choques mecânicos e térmicos. Com o exame, dá para ouvir os batimentos cardíacos do seu filho e ver com 99% de acerto o sexo do bebe.
Ultrassonografia morfológica do segundo semestre (USG MORFOLOGICA)
Diferente do primeiro, esse exame é realizado por via abdominal e é feito com 22ª semanas de gestação. Também serve como um método de detecção de malformações, com uma sensibilidade 80 – 90%. Avalia também a formação de cada órgão e estruturas do bebê.
Ecocardiografia fetal (ECO FETAL)
A ecocardiografia fetal é um exame que permite avaliar o desenvolvimento, a função e a anatomia do coração do feto com uma sensibilidade entre 75 – 85% ainda durante a gravidez. O exame não oferece risco para a gestante ou para a criança, trazendo os benefícios de um diagnóstico precoce e de um tratamento eficaz das cardiopatias fetais. Dessa forma, certas doenças – como determinadas formas de arritmia – já podem ser tratadas dentro do útero da mãe.
Ultrassonografia obstétrica com Doppler colorido (USG OBSTETRICA COM DOPPLER)
Esse exame é feito para observar o fluxo sanguíneo colorido da mãe e do bebê para procurar alguma patologia e determinar os níveis de oxigenação do neném. É um tipo de ultrassom gestacional muito importante para identificar hipertensão arterial gestacional (conhecida como pré-eclâmpsia). Não é um exame realizado rotineiramente e deve ser feito somente quando o médico achar nec
A ultrassonografia é um exame de grande importância para a sua saúde e do seu filho, e deve ser feito à medida que o seu médico achar necessário. Por isso, faça o acompanhamento correto e não deixe de seguir as orientações do nosso especialista!
Todos os Direitos Reservados Ultrassonografia Dr.Alexandre Plaza © – 2020